A IPÊAMARELO NÃO É UMA EMPRESA.
Apesar de estar inscrita no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), pagar impostos, e lidar com toda a burocracia, ela não tem pensamento de empresa, não trabalha com a lógica de uma empresa, não tem “alma” de empresa.
A Ipêamarelo é um sonho. Sempre foi. Um sonho de que é possível mudar o mundo com as palavras. No início, era um sonho de mudar o mundo com as palavras do jornalismo, depois de um tempo, passou a ser um sonho de mudar o mundo com as palavras da literatura.
Durante dezenove anos, a Ipêamarelo tentou ser uma empresa. Mas chegamos ao ponto em que entendemos que isso não é possível, porque uma empresa precisa se conformar com o mundo para ser rentável. E entre sermos rentáveis e sermos inconformados, ficamos com a segunda opção.
Deixaremos de ser a empresa que nunca fomos, mas continuaremos publicando livros, como sempre fizemos. Vamos continuar participando do mercado editorial brasileiro ativamente, no entanto, ao nosso modo, sem atender a exigências do mercado.
A Ipêamarelo será uma editora de artistas para artistas. Manteremos nossa independência em relação a governos, financiando projetos com recursos próprios. O compromisso da Ipêamarelo é exclusivo com a literatura.
Também por isso estamos abrindo nosso site para a participação de todos e todas que tenham interesse em se juntar a esse sonho de desenvolver e divulgar a literatura brasileira.
Sejam bem-vindas! Sejam bem-vindos.